Máquinas Florestais incríveis

Enquanto muitos simplesmente destroem, outros se preocupam em utilizar os recursos naturais de um modo realmente sustentável. Adotar atitudes sustentáveis envolve o uso consciente das árvores, o qual depende de políticas de implantação florestal eficazes. Esses processos, por sua vez, dependem da utilização de máquinas florestais de última geração.

Com o avanço tecnológico esses equipamentos evoluíram muito, facilitando a execução de diversos procedimentos relacionados à atividades florestais. Junto ao verdadeiro florescimento da consciência ambiental, as máquinas florestais ganharam um papel mais ilustre. Nada mais apropriado, uma vez que essas máquinas se tornaram indispensáveis no manejo das árvores e das áreas ocupadas. Basta lembrar que a implantação e manejo de florestas compreende muitos processos. A seguir, conheça as máquinas florestais mais usadas nas etapas mais importantes nas atividades florestais!

Forwarder — o caminhão florestal

Esses caminhões especiais foram idealizados inicialmente em território canadense. Só depois eles foram para o continente europeu, onde foram aperfeiçoados. Com essas incríveis máquinas, é possível transportar até cerca de 20 toneladas de madeira. Desenvolvido para atuar no sistema de toras curtas, o equipamento também conta com uma grua, que serve para facilitar as etapas de carga e descarga.

Os fabricantes oferecem modelos mais compactos ou robustos. A escolha depende dos requisitos impostos pela área florestal em questão. Evidentemente, as máquinas a serem utilizadas são pensadas durante o processo de manejo florestal. Logo, é crucial seguir as indicações contidas no projeto.

Harvester — a colheitadeira

Essa máquina florestal executa uma série de funções . Além do corte do tronco em si, o harvester também promove a derrubada da árvore. Some-se a isso a retirada dos galhos e da casca do tronco. Ao término, o equipamento também efetua o traçamento e empilhamento da madeira.

Cada harvester possui um cabeçote específico, instalado de acordo com as características de cada floresta. Os processos de corte do tronco e desgalhamento, por exemplo, são feitos com base em determinados diâmetros.

Escavadeira florestal

Como terceira e última máquina florestal, nós destacamos a escavadeira florestal. Moderna, ela é projetada para ajudar nas seguintes tarefas com maestria:

  • estruturação de estradas;
  • preparação do solo que receberá a implantação florestal;
  • tratamento adequado de tocos.

As versões mais atuais desta escavadeira contêm motores que funcionam com baixas rotações, mas sem sofrer perda de desempenho. Essa característica é interessante justamente pela economia proporcionada. O que se observa tanto na hora de reabastecer o equipamento, quanto no momento de contabilizar os gastos gerados pelas operações.

Além de máquinas florestais de ponta, cabe destacar que o sucesso de uma implantação florestal resulta de um planejamento detalhado. Esse planejamento é imprescindível para a preservação da fonte rentável do empreendimento: a própria floresta.

Com um planejamento impecável e a utilização das melhores máquinas florestais, investir em florestas nunca foi tão seguro. Além de diversificar a sua carteira com um investimento rentável, você ainda contribui para a preservação ambiental. O planeta agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by