Por que a análise do solo é importante para a plantação de árvores?

Diz um antigo provérbio que, antes de morrer, cada pessoa deveria escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. Bom, os dois primeiros são os mais comuns de já terem sido realizados por grande parte da população. Mas engana-se quem pensa que para plantar uma árvore é só pegar a muda, abrir um espacinho no solo e colocar ela lá.

As árvores transformam um ambiente. Elas diminuem a poluição, ajudam a controlar a temperatura e a umidade e retêm a água da chuva, evitando assim erosões, deslizamentos e enchentes. Mas antes de plantar, é preciso verificar se o local escolhido tem espaço suficiente para que ela possa crescer e, mais importante do que isso, fazer uma boa análise do solo.

Condições do solo para um crescimento saudável

Analisar o solo em questão é essencial, pois é o fator que garante que a árvore vai crescer forte e saudável. Uma terra despreparada e sem os requisitos necessários, pode prejudicar o desenvolvimento da árvore que você pretende plantar e não te dar os resultados e o investimento esperados.

Primeiro, é preciso se certificar que o solo é fértil para receber a sua muda. Depois, analisa-se os níveis de pH e fósforo para ver se eles estão dentro dos padrões necessários. O ideal é que isso seja verificado cerca de 30 dias antes do início do plantio. E no caso desses componentes terem valores abaixo do esperado, pode-se aplicar calcário e esterco, por exemplo, que vão ajudar no crescimento da planta que vai subir ali.

Essa análise deve ser bem minuciosa e precisa, então, recomenda-se que ela seja feita por um especialista, caso de um Engenheiro Agrônomo. Ele pode te orientar em como retirar uma amostra desse solo e acompanhar todo o processo.

Interpretação dos resultados

Um solo ácido oferece menos nutrientes para as plantas. Já em um solo argiloso, por exemplo, a planta pode ter problemas de desenvolvimento. Nesse caso, recomenda-se que se faça uma aração (técnica usada para lavrar o solo, que ajuda no desenvolvimento da raiz da planta), uma gradeação (utilização de grades para o preparo do solo, deixando-o mais uniforme) e uma subsolagem (quebra das camadas do subsolo que podem prejudicar o crescimento da raiz), para uma melhor drenagem do solo.

Já se for um solo leve e profundo, basta arar em mais ou menos 25 cm cerca de 90 dias antes do plantio, e gradear, para que o calcário e o adubo sejam incorporados. Mais próximo da data do plantio, recomenda-se gradear de novo.

O plantio

Depois de todas essas etapas e do solo estar bem preparado, é só partir para o plantio da sua muda.

Basta fazer a marcação, definir o espaçamento, respeitando sempre o crescimento das plantas, definir o tamanho da cova, cujos tamanhos variam de acordo com o solo, prepará-la e plantar.

Plantar uma árvore parece ser simples, mas seguir atentamente as etapas, pode garantir o crescimento e o desenvolvimento de uma linda muda. São os detalhes que fazem toda a diferença. Então, antes de plantar a sua, preste atenção no solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by