Investir na poupança ou no mogno africano? Saiba qual é mais vantajoso

Muitas pessoas estão descobrindo que existem outras opções no mercado além da velha máxima de investir na poupança. Uma dessas alternativas que surgiram nos últimos tempos é o mogno africano.

Essa madeira nobre tem alto valor de revenda e é uma das mais rentáveis disponíveis no mercado hoje para investimento. Claro que é preciso conhecer os prós e contras desse negócio em relação a sua demanda.

Para auxiliar você a decidir se investe na poupança ou no mogno africano reunimos algumas das diferenças básicas entre essas duas opções para fazer render o seu dinheiro. Continue conosco e confira!

Rentabilidade anual

No ano de 2018 a rentabilidade da caderneta de poupança ficou na base de 4,62% ao ano. Considerada a inflação medida pelo IPCA, o ganho real para o poupador chegou a 0,84%, de acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Esse tipo de investimento é um dos mais realizados no país principalmente por sua segurança e, além disso, por ser um dos produtos mais ofertados pelos bancos.

No entanto, seu rendimento é muito baixo e existem diversas outras opções que podem se mostrar mais rentáveis e igualmente seguras. O mogno africano é uma delas. O ponto de corte final das árvores é de 15 a 20 anos, e a rentabilidade anual estimada gira em torno de 12% ao ano acima da inflação, cerca de 15 vezes mais que a poupança.

Possibilidade de liquidez

Uma das grandes vantagens de se investir na poupança é a possibilidade de retirar o dinheiro investido a qualquer tempo. Essa operação pode fazer com que você perca os rendimentos, no entanto, ela é possível.

Com o mogno africano a possibilidade de liquidez dos valores investidos é muito menor, visto que é preciso aguardar o crescimento das árvores. No entanto, é possível realizar a venda, por contrato, da antecipação do corte, ainda que este não seja um processo rápido e fácil.

Tempo de investimento

Ao utilizar a poupança para investir o seu dinheiro, a criação do critério de tempo fica sob sua responsabilidade. É possível deixar o dinheiro investido por um período indeterminado, retirando-o a qualquer tempo.

Ao investir no mogno africano é preciso aguardar o tempo de corte para o retorno da maior parte do investimento, razão pela qual este investimento é mais adequado para sonhos de longo prazo, como uma aposentadoria confortável ou uma reserva financeira para filhos. Durante o período de manejo é possível ter acesso à uma certa liquidez oriunda do desbaste das árvores e um corte inicial, por volta dos 8 anos de idade, mas o tempo ideal de maturação da madeira e duração do investimento é de 15 a 20 anos.

Garantias

A poupança é um dos investimentos mais seguros dentro de nossa infraestrutura financeira, no entanto, não está totalmente livre de riscos. Mesmo com todas as garantias, ela está atrelada a uma falência do banco. Nesses casos, o Fundo Garantidor de Crédito cobre perdas de até R$ 250.000,00.

As florestas de mogno africano são um investimento tão seguro quanto a poupança. Um dos principais problemas são as mortes prematuras de mudas, que, ainda assim, não chegam a afetar a rentabilidade do investimento como um todo.

Existem formas de investir completas (como a da Radix Florestal) que podem auxiliar o investidor com toda a operação de plantio e manutenção das áreas, sem a necessidade que ele entenda sobre reflorestamento ou seja proprietário de terras.

Benefícios sociais e ambientais

O investimento em florestas de mogno africano contribui para a preservação de territórios rurais e o fim do desmatamento de áreas de floresta nativa com a entrega de madeira nobre para a indústria, beneficiando as famílias que moram no interior e preservando o meio ambiente.

Investir na poupança foi por muito tempo umas das principais opções para os brasileiros, no entanto, esperamos que, ao finalizar a leitura deste post você possa ter compreendido que alternativas, como o mogno africano, podem ser muito mais rentáveis e interessantes, principalmente para projetos de longo prazo, como aposentadoria e reservas financeiras para filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by