Aposentadoria: saiba como não depender da Previdência futuramente

A aposentadoria proporcionada pela Previdência Social nunca foi sinônimo de segurança absoluta para a maioria dos brasileiros. Além de lidar com uma burocracia excessiva, o contribuinte costuma ver seu valor de contribuição desaparecer. Diante disso, resta a você se planejar hoje para não depender da Previdência amanhã, certo?

Para isso, é necessário adotar um bom planejamento de longo prazo. Se você ainda não tem uma visão muito clara sobre isso, está no lugar certo. Continue a leitura e acompanhe nossas valiosas orientações sobre os passos por trás de um eficiente planejamento financeiro.

Defina qual padrão de vida você almeja para o futuro

O ato de se aposentar significa que você interromperá suas atividades profissionais. Então, para manter o mesmo padrão de vida após a aposentadoria será preciso fazer alguns cálculos.

O objetivo aqui é determinar qual porcentual da renda atual será reservado para que o seu futuro seja tranquilo — da maneira desejada. A ideia não é descobrir uma fórmula para se tornar um milionário. Porém, o investimento previsto deve ser consistente e considerar os próximos 30 anos.

Comece a poupar o quanto antes

Quanto mais cedo você começar a poupar, mais fácil será criar uma reserva financeira, a ser usada em situações emergenciais. Uma vez que essa reserva esteja formada, você pode investir o restante na sua aposentadoria.

Por mais que o objetivo não seja se tornar um milionário, lembre-se que poupando mensalmente pode-se render milhares de reais após 30 anos. Daí a importância da disciplina relacionada aos gastos supérfluos.

Revise sua estratégia periodicamente

Também é importante acompanhar a dinâmica atrelada à atratividade de cada investimento. Por isso, adquira o hábito de rever sua estratégia em intervalos semestrais.

Nesse momento, fique atento às alterações do cenário econômico, elas podem proporcionar abalos ou gerar interessantes oportunidades de investimentos. Entenda que as mudanças de rota são perfeitamente normais.

Faça o dinheiro da aposentadoria render

O ideal é que a soma das rendas proporcionadas pela Previdências Social e Privada seja superior à sua remuneração anterior. Isso permite que você reinvista o montante “excedente” e, assim, tenha uma satisfatória margem de segurança financeira.

Você conferiu os passos essenciais para iniciar um bom planejamento rumo a uma aposentadoria tranquila. Agora, conheça alguns dos investimentos a longo prazo:

  • Previdência Privada;
  • títulos do Tesouro IPCA+;
  • investimento florestal.

Previdência privada

A previdência privada é uma forma de complementar a aposentadoria prevista pela Previdência Social. Obviamente, o valor utilizado ao término do plano varia conforme o investimento realizado.

Fique atento à tributação do imposto de renda ligada ao plano de previdência privada, há a possibilidade de usar as tabelas regressiva ou progressiva. Normalmente esta opção não é muito interessante pelas taxas de administração cobradas.

Títulos do Tesouro IPCA+

Melhor opção, quanto aos títulos do Tesouro, para investir na aposentadoria, esses títulos são indexados ao IPCA. Além disso, ele possui uma taxa de rentabilidade pré-fixada. Isso significa que você conhece o rendimento futuro no momento da compra do título. Por fim, esse rendimento sempre será superior à inflação.

Investimento florestal

Outra excelente alternativa para evitar a dependência da Previdência Social, o investimento florestal prevê retorno após 15 ou 20 anos.

Via crowdfunding, você ajuda a financiar o reflorestamento de árvores que possuem madeira nobre. Além do baixo risco atrelado ao investimento, a taxa de retorno oscila entre 8% e 14% ao ano. Nada mal, não? Você investe no plantio de árvores e lucra com a comercialização da madeira proveniente delas no futuro. Além dos ganhos financeiros, seu investimento proporciona ganhos sociais e ambientais, o que não acontece nas outras formas de investimento.

Como visto, há algumas maneiras bem interessantes para não depender da Previdência. Com um pouco de organização e disciplina, você certamente conquistará a aposentadoria dos seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Powered by