Você sabe o que são agroflorestas?

As agroflorestas nada mais são do que espaços nos quais é feito o plantio de produções agrícolas, como grãos e frutos, juntamente a espécies florestais. Saiba mais sobre o plantio de agroflorestas, a sua função e os benefícios em torno dessa prática!

A produção agroflorestal

Usada já há muito tempo por povos nativos, a técnica é relativamente recente no ramo da agricultura. Isso porque os grandes produtores são aqueles que se concentram em produtos específicos e em enormes proporções. Entretanto, de forma ainda tímida, essa nova prática toma seu espaço por conta de suas vantagens para produtor, trabalhadores e também meio ambiente.
Esse contexto se dá, principalmente, por conta da preservação do solo em condições férteis ainda que haja fim de uma colheita, o que não é possível na monocultura, o que desperta a atenção dos produtores.

As vantagens das agroflorestas para o meio ambiente

Sob o olhar da preservação ambiental, podemos pensar nesse sistema de plantio como vantajoso em vários aspectos. Primeiro, é importante ressaltar que não há preservação de florestas nativas, mas sim o replantio das espécies florestais junto aos elementos que o agricultor deseja produzir.
Com essa prática, foi percebida a maior concentração de biodiversidade, que diz respeito justamente à concentração de várias espécies diferentes em um mesmo terreno. Evita também erosão no local e contribui para preservar nascentes da região. A biomassa aumenta também, junto à diminuição da acidez do solo, que normalmente se tornaria muito ácido por conta da monocultura.

Os benefícios desse tipo de plantio para o agricultor

Há uma série de vantagens ao agricultor que utiliza dessa prática para a sua produção. Dentre os benefícios está a colheita em diferentes épocas do ano, já que há mais de um elemento sendo produzido, portanto, cada um colhido ao seu tempo. Além disso, economicamente há redução de custos por conta dos recursos reunidos em diversidade de produção.
O produtor economiza justamente por essa diversificação dos seus produtos. Aos trabalhadores rurais é a oportunidade de ter uma demanda maior de trabalho e vínculo efetivo com o empregador, já que existe mão de obra durante todo o ano.
A produção em forma de agroflorestas traz muitos benefícios de uma forma geral. A renovação de recursos é o ponto chave para essa oportunidade de gerar produtos sem aguardar o longo período para colheita de uma monocultura específica por conta da diversidade existente junto a ela. Bom para os dois lados, indústria e meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *