Investimento florestal é um conceito que merece a sua atenção. Quando se fala em sustentabilidade ambiental logo nos vem à mente os aspectos relacionados à preservação e à recuperação do meio ambiente — e é ótimo que seja assim. De fato, atitudes concretas precisam ser tomadas nesse sentido e a sociedade deve se conscientizar de que elas são necessárias.
Contudo, não há nada de errado em pensar no lucro financeiro que essas atitudes podem oferecer. Pelo contrário; como são indispensáveis para a humanidade, os recursos naturais representam valor econômico real, e obter lucratividade com processos sustentáveis é ganhar dinheiro fazendo o bem, é contribuir para o desenvolvimento sustentável.
A demanda por madeira
Em épocas passadas, toda a madeira que o ser humano utilizava era proveniente de florestas naturais. Com isso, um volume imensurável de árvores foi cortado para atender às necessidades do homem. Enquanto as matas diminuíam de tamanho a demanda por madeira só aumentava.
Como consequência, grandes áreas verdes foram completamente devastadas, levando algumas espécies à beira da extinção e provocando muitos dos problemas ambientais com os quais convivemos hoje.
Diante da necessidade de preservação e da crescente demanda por madeira, o plantio de florestas surgiu como uma modalidade de negócio. Atualmente, grandes áreas são plantadas para suprir às mais variadas finalidades que a madeira atende.
Contudo, a maior parte das florestas plantadas se destina às demandas por madeiras que não são apropriadas para algumas finalidades nobres, como as de produção de móveis de qualidade, instrumentos musicais e construção civil, por exemplo.
A maior parte das madeiras nobres — como o mogno — continua sendo cortada de florestas nativas, o que prejudica o meio ambiente.
O investimento florestal como saída
Para mudar esse quadro, alguns empreendedores perceberam que investir no plantio de madeiras nobres em áreas degradadas não só contribuiria para a recuperação do meio ambiente, como também se tornaria um rentável negócio. Afinal, a madeira nobre tem alto valor comercial e procura constante.
No entanto, para viabilizar esse negócio, os empresários necessitam captar recursos financeiros que possibilitem o plantio de novas florestas.
Crowdfunding florestal
O crowdfunding (também conhecido como investimento coletivo) é uma modalidade interessante de captação de recursos, que permite que o dinheiro seja captado diretamente com o investidor. Por meio dele, qualquer pessoa — mesmo um pequeno financiador ou aquele que não tem experiência com investimentos de qualquer tipo — tem acesso aos investimentos florestais.
A ideia é bastante simples: o interessado no investimento adquire títulos, cujos valores serão aplicados no plantio de florestas. Quando as árvores plantadas chegarem ao ponto de corte, a madeira será vendida e o investidor receberá uma participação nos lucros.
Mercado crescente
Segundo levantamento feito pela Consufor, empresa de consultoria especializada no setor de investimento florestal, atualmente, o volume de recursos investidos em florestas no Brasil já ultrapassou os R$ 8 bilhões e a perspectiva é dessa cifra superar os R$ 12 bilhões, até o final da década.
Esta é uma prova de que esse mercado está em franco crescimento e de que ele se tornou um ótima opção de investimento.
Rentabilidade
De modo geral, o investimento florestal oferece retorno real anual de 8% a 14% do capital investido. A Radix usa o instrumento do crowdfunding para financiar o plantio de suas florestas, tendo uma expectativa de rentabilidade de 12% ao ano mais inflação, a depender do desenvolvimento biológico das árvores, da variação do preço da madeira e da variação cambial.
4 comentários em “Investimento florestal: o que é e como funciona?”
Olá. Assisti um video de vocês e tenho interesse no investimento.
Vocês possuem algum canal no whatsapp ou telegram para que eu possa acompanhar?
Referente ao investimento, não ficou claro pra mim como é feito o resgate do dinheiro.
Boa tarde,
Que órgão fiscaliza as operações
E regulariza o sistema aqui no brasil?
Gostei desse tipo de investimento, gostaria de ter mais informações
Boa tarde, gostaria de ter mais informações a respeito desse tipo de investimento, quais são as garantias.