Atividades de Manejo

Preparar o solo, adequar as mudas em viveiro, realizar o plantio e conservar a área plantada com manutenção periódica são atividades inerentes ao manejo florestal. Todos estes processos são cumpridos regularmente, com o apoio de análises laboratoriais que asseguram às plantações da Radix os melhores recursos existentes para subsidiar o desenvolvimento das árvores.

Ao participar do crowdfunding da Radix o investidor tem direito a participação nos lucros de uma floresta já plantada e, portanto, não corre o risco de ter perdas financeiras durante a fase de plantio das árvores, uma vez que esta já foi realizada. Incumbe-lhe tão somente acompanhar o desenvolvimento da Floresta e, para tanto, trimestralmente, a Radix disponibiliza aos investidores relatórios de acompanhamento que demonstram as ações adotadas para o desenvolvimento das árvores, potencialização do investimento e manutenção das florestas.

A manutenção da floresta de Mogno Africano começa a partir do terceiro mês pós-plantio, quando realizamos os seguintes procedimentos:

  • Coroamento das árvores: prática a qual consiste na capina por volta da muda, tendo como objetivo evitar a competição com plantas invasoras, como por exemplo, o capim. Tal pratica também contribui de forma significativa no controle de insetos;
  • Combate às formigas: consiste no controle das formigas, principalmente dos gêneros Atta (saúvas) e Acromyrmex (quenquéns). Tal procedimento é muito importante neste período em que as mudas plantadas estarem em fase de desenvolvimento;
  • Adubação de cobertura: Consiste na reposição dos nutrientes perdidos por lixiviação ou já consumidos pela planta. Os intervalos desta adubação e quantidade são definidos por análises laboratoriais;
  • Roçagem e dissecação das linhas e aceiros: As linhas e aceiros são faixas feitas ao longo da floresta, para evitar a propagação de uma possível queimada e facilitar eventual combate a incêndio.

Após a manutenção pós-plantio tem-se as manutenções anuais, como a realização do inventário e avaliação para o primeiro desbaste, desbaste, desrama e repetição de alguns dos procedimentos elencados acima.

A manutenção da floresta também inclui o controle de pragas e doenças. De forma geral o Mogno Africano é pouco atacado por estas, o que não elimina a necessidade de observação e prevenção de alguns insetos ou determinados tipos de fungos que podem vir a causar danos às plantas. De forma geral e sintetizada, dentre as principais pragas registradas no Brasil, tem-se relatos, mesmo que em pequenos números, de pragas como:

  • Abelhas Irapuá (conhecida como abelhas cachorro) o ataque destas abelhas negras causa distúrbios fisiológicos e atrapalha o processo de fotossíntese. O controle é bem simples, consistindo na eliminação da colmeia, e aplicação de repelentes.
  • Brocas do tipo meliáceas ou pecíolo – Tais tipos de brocas é um problema muito comum ao Mogno Brasileiro, fato que inviabilizou o plantio comercial da espécie no país, mas com casos muito isolados no Mogno Africano.

Em relação às doenças, não há registros de patologias que causem de alguma forma prejuízo econômico, há apenas relatos da formação de uma rugosidade, conhecido como Cancro do Cortex ou Cancro da Casca, que ataca a casca da árvore. O controle de tal doença é feito de forma simples, barata e de fácil acesso, sendo basicamente com a pulverização sobre as lesões com produtos a base de hipoclorito de sódio a 2,5%.

Por fim, o manejo florestal da Radix envolve todo um aparato de combate à incêndio composto por:

  • Construção e manutenção de aceiros: conforme já descrito acima;
  • Cortinas de segurança: Plantio de vegetação com menor capacidade de inflamação, que tem por objetivo reduzir a capacidade de propagação do fogo;
  • Planos de prevenção e combate a incendios: Técnicas específicas para a região de cada uma das fazendas da Radix;
  • Carros Pipa: veículos destinados ao combate do fogo.

São várias as ações realizadas, mas para participar com a Radix você não precisa se preocupar com a realização dessas atividades ou com a compra de área para plantio. Confira aqui nosso investimento florestal. Você investe, nós trabalhamos.

Por Que
investir em Florestas ?

Investir em florestas é contribuir com o meio ambiente e ainda ser remunerado por isso. É auxiliar na redução do aquecimento global, é preservar florestas nativas, é contribuir com as...

[Cadastre-se]

Cadastre-se
para saber mais informações

Faça do tempo seu aliado e não seu inimigo.

Converse conosco

Contato

Endereço
SCN Qd. 02, Bloco A, nº 190, Sala 502,
parte J-2, Brasília/DF
CEP: 70712-900

Telefone
(61) 3468-8059
(61) 99143-8060

Email
contato@radixflorestal.com.br

Instagram