Do plantio à comercialização

Ao fazer parte do Crowdfunding Florestal da Radix o investidor não tem nenhuma preocupação com a execução operacional do projeto, desde o plantio até a comercialização.

Os plantios de mogno africano da Radix envolvem uma série de etapas de planejamento, dentre as quais se destacam: escolha da área, análise e preparo do solo, plantio das mudas, manejo adequado, extração e comercialização.

Estudos mostram que o mogno africano se desenvolve melhor em solos firmes, profundos, de textura média e, de preferência, com clima tropical úmido. É por isso que as Fazendas da Radix buscam áreas em que tais características sejam predominantes. Dessa forma,  auxilia-se a espécie a ter uma boa adaptação no Brasil, visto que as condições climáticas de nossos plantios se assemelham as condições dos locais onde a espécie é nativa.

De forma objetiva, evitamos realizar o plantio em áreas com declividade acentuada, de difícil acesso, com solo de textura muito arenosa e sem a luminosidade necessária para o crescimento da população florestal.

Os cuidados com o solo envolvem duas etapas primordiais. A primeira consiste na análise química e física do solo. A análise química traz informações sobre a acidez do solo, a disponibilidade de nutrientes disponíveis para as plantas (contidos na solução do solo) e norteia a realização da calagem e adubação necessária, de forma que nenhum destes fatores limite o crescimento da planta. Já a análise física traz as frações granulométricas que compõe o tipo do solo, as quais se dividem em: areia, silte e argila; tais informações são necessárias para que se conheça o comportamento do solo, sua disponibilidade de água e norteia na escolha do melhor maquinário a ser utilizado. A segunda etapa consiste no preparo do solo (melhoramento das condições químicas e físicas), inclui a limpeza do terreno, o controle de formigas e outros insetos prejudiciais, a adubação preliminar, eliminação de camadas compactadas, o preparo das covas e a adubação corretiva. A segunda etapa depende da realização da primeira para que ambas sejam de fato eficazes, garantindo a produtividade e evitando desperdícios nos investimentos. Muitas vezes esses cuidados são repetidos ao longo da produção, no manejo florestal, visando sempre supri a necessidade de nutrientes do plantio.

Em relação ao espaçamento utilizado, nossos plantios utilizam-se do espaçamento 4x4m (equivalente a 640 mudas por hectare). O espaçamento adequado das mudas é de grande importância para propiciar o crescimento promissor e equilibrar custos de manutenção da floresta. O tamanho das covas varia de acordo com o tamanho das mudas e também com a estrutura física do solo, mas em termos gerais as covas possuem altura entre 30-60 cm.

Após o plantio são realizadas técnicas de manejo florestal, como a desrama (que é a retirada de ramos vivos ou secos parasitados e tem como objetivo principal evitar a proliferação de doenças) e o desbaste (que é o corte da madeira, tal pratica deve ser realizada no período adequado para melhor aproveitamento).

O ciclo natural do Mogno Africano no Brasil é de 18 anos. Nossa equipe de manejo florestal estima que nossas árvores podem atingir o ponto de corte em 15 anos, mas, por sermos conservadores, fazemos contratos de 20 anos. Assim, ao investir, o investidor sabe que o retorno do investimento será apurado entre 15 e 20 anos, a depender das condições biológicas da floresta. Nesta etapa, a Radix também cuidará de toda extração e comercialização da madeira, restando ao investidor apenas aguardar sua participação no resultado comercial da operação.

Ao participar do crowdfunding da Radix você adquire quotas de uma floresta já plantada e em desenvolvimento, o que elimina a possibilidade de perdas durante o plantio. Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para acompanhar os trabalhos realizados.

Clique aqui e cadastre-se para receber as informações da próxima oferta pública de títulos.

Por Que
investir em Florestas ?

Investir em florestas é contribuir com o meio ambiente e ainda ser remunerado por isso. É auxiliar na redução do aquecimento global, é preservar florestas nativas, é contribuir com as...

[Cadastre-se]

Cadastre-se
para saber mais informações

Faça do tempo seu aliado e não seu inimigo.

Converse conosco

Contato

Endereço
SCN Qd. 02, Bloco A, nº 190, Sala 502,
parte J-2, Brasília/DF
CEP: 70712-900

Telefone
(61) 3468-8059
(61) 99143-8060

Email
contato@radixflorestal.com.br

Instagram