Investir em mogno africano pode ser um ótimo negócio! Hoje em dia, os investimentos de forma geral estão bem populares. Porém, normalmente, ficamos cientes sobre investimentos em ações, títulos, e ativos financeiros ortodoxos. Mas já pensou em investir em madeira? Este é um bem que nos acompanha desde o início da humanidade, e ainda é essencial para nossa sobrevivência.
Com a madeira é possível erguer construções, produzir móveis, portas, janelas e uma série de outros produtos. Além do valor artístico, marceneiros e carpinteiros são mestre em criar esses produtos e colocar um toque de arte em esculturas de madeira. O mogno africano permite tudo isso, ou seja, é uma matéria-prima e tanto!
O mogno africano é uma madeira nobre, que produz um dos valores comerciais mais elevados do Brasil. Logo, um investimento feito neste tipo de madeira pode ser muito rentável.
O que é o Mogno Africano
A árvore khaya ivorensis, ou mogno africano, é uma madeira nobre muito buscada por sua beleza, maleabilidade e versatilidade. A espécie é originária da África, mais especificamente da África tropical, nas regiões de:
- Camarões;
- Costa do Marfim;
- Gabão;
- Gana;
- Nigéria;
- Guiné Equatorial.
Essa madeira não é nenhuma novidade, já no século XVIII era muito utilizada pelo mercado de madeiras mundial.
Em 1850, o sucesso desta madeira se fixou, por volta desta época o mogno africano foi consagrado como a principal madeira do mercado europeu. No entanto, apenas um século depois, em 1960, a árvore chegou ao Brasil.
Na época sofríamos com a extração insustentável de nosso próprio mogno e a opção africana apareceu como uma alternativa viável, para resolver os problemas relacionados a tal.
O que era para ser temporário se tornou a regra, o mogno africano rendeu no Brasil, e se tornou uma das principais madeiras do mercado nacional. As razões são simples, a madeira tem qualidades distintas. Entre elas podemos pontuar:
- Ótima resistência;
- É fácil de se trabalhar;
- Aspecto estético muito apreciado;
- Crescimento rápido.
Essas qualidades fazem do mogno uma super madeira para ser trabalhada. E, em especial, sua última característica é uma das coisas que levam investir em mogno africano a ser um bom negócio.
A madeira cresce rápido, tornando sua extração sustentável, e seu valor de mercado é elevado por se tratar de uma madeira nobre. Cultivar o mogno africano também não representa grandes desafios, mesmo quando comparado com outras opções do mercado.
Como é o Mogno Africano?
Devido aos diversos benefícios do cultivo e uso da madeira, investir em mogno africano, ao que tudo indica, se tornará uma verdadeira tendência no Brasil. Já contamos com a maior floresta mundial da árvore em nosso território, em Minas Gerais.
E conhecer as características dessa árvore para quem deseja investir, é necessário. Enquanto árvore, o mogno africano apresenta as seguintes características:
- Altura: atingem cerca de 50 metros de altura, são árvores grandes. Porém, esse fator depende das condições climáticas, solo e também da espécie de mogno africano que está sendo plantada;
- Diâmetro: o diâmetro de uma árvore pode variar bastante, conforme seu desenvolvimento e idade. No entanto, em um mogno africano bem formado esse diâmetro chega geralmente a 1 metro;
- A copa dessas árvores costumam ser grandes, amplas e arredondadas. Suas folhas são densas e verde-escuras, mas variam bastante em cor. Também variam em formato e tamanho;
- Suas flores são pequenas e apresentam uma bonita cor branco-amarelada ou amarelas;
- Seus frutos, as cápsulas que contém sementes, variam de acordo com a espécie da árvore.
Essas são as características do mogno africano enquanto árvore. Mesmo de pé, essa madeira já nos transmite grandeza e elegância. Enquanto madeira, após o corte e tratamento, suas características são:
- Cor avermelhada: por vezes castanha ou marrom avermelhada. Certas espécies de mogno africano podem apresentar as cores mais amareladas;
- Pode ser tanto reta quanto irregular, aumentando a versatilidade do uso da madeira;
- Textura: conta com uma textura grosseira, mas esse aspecto pode variar de acordo com a região da árvore;
- Brilho: costuma ser uma madeira bem brilhosa, claro que o acabamento faz diferença nessa característica;
- Densidade: a densidade da madeira mogno africano é considerada levemente alta para uma árvore tropical;
- Tem uma ótima estabilidade dimensional. Por isso, é conhecida como uma madeira ótima se você deseja evitar rachaduras.
Por conta de todas essas características que o mogno africano é uma ótima opção de investimento. Visto que ao longo dos séculos ela se tornou uma madeira popular, e continua a ser amplamente buscada e utilizada.
Quais as vantagens do Mogno Africano?
A principal vantagem de investir em mogno africano, em relação às outras madeiras, é o seu crescimento rápido. Em condições naturais, o plantio da árvore chega brevemente aos seus 60 metros de altura e um diâmetro próximo a 1 metro.
Contudo, esse crescimento ainda depende das práticas mais básicas de plantio, como o adubo da terra, a qualidade do solo, a frequente checagem da qualidade da árvore e o cuidado para não aparecerem pragas e doenças.
Comentamos acima como o mogno africano substituiu o brasileiro como uma das principais madeiras nobres do Brasil. Parte das razões dessa substituição foi uma praga chamada de broca do ponteiro. Essa é uma praga que destrói a madeira brasileira, porém o mogno africano é resistente a esse inseto, o que o torna mais utilizado em larga escala.
Outra vantagem é a própria qualidade da madeira. O mogno africano é resistente, tem um brilho considerado alto e belo, pode ser utilizado na confecção de inúmeras peças. Tudo isso pesa muito a favor da madeira e do porquê ela é tão utilizada.
Assim, investir em mogno africano é uma boa recomendação por todos esses fatores. Há menos riscos de pragas no plantio, a madeira é valorizada e o seu crescimento é considerado rápido e sustentável.
Qual é o investimento inicial em Mogno Africano?
Por hectare, a medida agrária oficial, o investimento em mogno africano é por volta de R$ 40.000,00. Mas atenção, esse é um investimento a longo prazo. Embora o mogno africano seja uma madeira de crescimento relativamente rápido, em relação ao crescimento de outras árvores usadas para os mesmos fins.
Para o mogno africano chegar ao seu tamanho maduro, de 60 metros, ele demora mais ou menos 15 anos.
Felizmente para os pacientes, esse investimento inicial de R$ 40.000,00 pode voltar em até 1 milhão e meio de reais. Outro fator que joga a favor do retorno financeiro é o próprio cultivo dessas árvores. O mogno africano não necessita de tantos cuidados, é considerado de cuidados simples, reduzindo o valor investido na árvore.
O que é feito com o Mogno Africano?
A variedade de coisas que podem ser feitas com o mogno africano é bem grande! Entre as principais utilizações da madeira, estão:
- Móveis;
- Pisos;
- Janelas;
- Portas;
- Canoas;
- Barcos;
- Painéis;
- Estruturas variadas;
- Esculturas.
São mais vantagens e variedades para o mogno africano, uma madeira e tanto que vale o investimento.
A Radix ajuda a investir em Mogno Africano?
E se você se interessou e quer investir em mogno africano, então precisa conhecer a Radix! A empresa é uma greentech, que une o investimento em madeira com práticas sustentáveis e muito rentáveis.
Você pode investir em mogno africano ao comprar cotas das plantações mantidas pela própria Radix. E, assim, recebe o dinheiro quando chega a hora do retorno e do corte das árvores que crescem até o seu tamanho ideal, naturalmente.
Com todos os motivos que demos ao longo do artigo, você já deve ter percebido que investir em mogno africano é bem rentável e vantajoso. Então não deixe de entrar em contato com a Radix e começar seus investimentos.