Investimento Florestal Radix

Investimentos Sustentáveis: o que são e como funcionam

Investimentos Sustentáveis o que são e como funcionam

Atualmente, muito se fala sobre a sustentabilidade e sobre os investimentos sustentáveis. Afinal, essas são pautas essenciais para o cenário no qual vivemos. O verde, o sustentável, reflete tanto nas relações sociais quanto econômicas.

E se engana quem pensa que essa temática seja algo passageiro. A tendência, inclusive, é que a abordagem do tema, assim como sua importância, cresçam com o passar dos anos. Por isso, cogitar adicionar os investimentos sustentáveis em sua carteira é uma excelente alternativa para o seu leque de ações.

O objetivo dos investimentos sustentáveis não está apenas na alta rentabilidade do investimento a longo prazo, pelo contrário: está em incentivar as boas práticas e a sustentabilidade no cenário econômico. Mas, para isso, é necessário compreender antes o que eles são e como eles funcionam na prática.

O que são investimentos sustentáveis?

Os investimentos sustentáveis são aqueles que apresentam como principal foco a sustentabilidade e as questões sociais. Ou seja, são investimentos que demonstram o interesse do investidor, não só nos seus possíveis retornos, como também em toda a questão que envolve tanto a sociedade como a situação ambiental.

Atualmente, essa modalidade de investimento cresce exponencialmente, em especial, com a relevância que o assunto recebe a cada ano. É comum que muitos empreendedores e investidores procurem por investimentos sustentáveis, por quererem se relacionar com organizações que tenham esses valores e se comprometam com as questões ambientais e sociais.

É necessário, no entanto, sempre avaliar os possíveis resultados futuros na hora de adicionar investimentos sustentáveis na carteira, afinal, a rentabilidade do processo é fundamental na tomada de decisão. Para isso, compreender como eles funcionam é um passo importante antes de escolher qualquer coisa.

Como os investimentos sustentáveis funcionam?

No momento em que for investir, tenha em mente duas métricas fundamentais para ser possível realizar a análise do investimento: o SRI e o ESG. A primeira, conhecida também como “socially responsible investing”, significa em sua tradução literal “investimento socialmente responsável”.

Ou SRI avalia todos os impactos que as atividades da empresa promovem no meio ambiente, sejam eles positivos ou negativos, conforme o seu nicho de mercado e a natureza do negócio. Assim, tudo gira em torno de comportamentos e práticas que a companhia pode adotar visando garantir uma operação mais sustentável.

É claro que ser socialmente responsável não significa apenas provocar impactos positivos ao meio ambiente e a sociedade, mas também representa não causar danos. Por conta disso, quando se utiliza o SRI como métrica de investimento, exclui-se todas as empresas e companhias que podem gerar agravos ao meio ambiente e ao ser humano de uma forma geral.

Outra métrica muito importante, avaliada na hora de adicionar investimentos sustentáveis na carteira, é o ESG. Sigla para “environmental, social and corporate governance”, esse é outro fator de grande valor quando for selecionar o seu fundo e deve ser trabalhado com bastante atenção.

Através desses estudos, é possível escolher uma companhia que preserva o meio ambiente e se preocupa com a questão social, em sua forma geral. Um exemplo, é optar por investir em companhias farmacêuticas que não realizam testes em animais, dentre outras.

Critérios ESG para investimentos sustentáveis

A metodologia ESG, representa inúmeros fatores-chave implementados em uma só métrica. Com tradução literal da sigla para “ambiental, social e governo empresarial’’, se realiza uma análise desses três critérios antes de escolher quais investimentos sustentáveis adicionar na carteira.

Investir com base nas análises realizadas por meio desses critérios garante que o processo seja seguro e possa ter um bom retorno. Dessa forma, os critérios ESG para investimentos sustentáveis são:

Ambiental

O primeiro fator é com certeza o ambiental, responsável por verificar se o investimento respeita o meio ambiente. Por meio de questões como a mínima emissão de gases dentro da atmosfera, o devido descarte dos resíduos e o uso com consciência de todos os recursos naturais.

Social

A responsabilidade com a sociedade é outro ponto avaliado dentro da métrica ESG. O social envolve toda a questão da empresa com o público e também leva em consideração, por exemplo, a inclusão, o cumprimento da legislação trabalhista e a segurança nos produtos e nos serviços prestados.

Governo Empresarial

Por fim, o governo empresarial envolve a forma na qual os líderes conduzem o negócio. As práticas de gestão são avaliadas por meio do controle de fraudes e de corrupção, do seu relacionamento com os envolvidos e de sua transparência.

Quais são os tipos de investimentos sustentáveis?

Direcionar tanto os objetivos financeiros como os valores pessoais é uma ótima forma de definir o principal motivo pelo qual muitos empreendedores focam em investimentos sustentáveis. Encontrar companhias que estejam envolvidas em questões ambientais é investir diretamente no futuro.

Quais são tipos de investimentos sustentáveis
Fonte/Reprodução: original

É nítido que essa categoria cresce e continuará assim por muitos anos. Visando os investimentos sustentáveis e sua colaboração com o bem-estar social e ambiental, é necessário compreender quais são os seus principais tipos. E eles são:

Empresas sustentáveis

Há uma variedade de ações de empresas sustentáveis disponíveis na bolsa de valores, que atuam com compromisso direto nos critérios ESG. Para analisar e encontrar as companhias que são, de fato, sustentáveis e que valorizam as questões ambientais e sociais, basta avaliar os três critérios da métrica ESG para decidir.

Outros índices importantes para avaliar são os indicadores da carteira, o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) e o ICO2 (Índice de Carbono Eficiente). Todos eles são fundamentais para garantir investimentos sustentáveis que sejam certeiros e rentáveis.

Fundos de investimentos sustentáveis com foco em ESG

Outra forma de realizar investimentos sustentáveis, é por fundos que seguem o próprio ESG. São diferentes companhias que apresentam certas características responsáveis por cumprir os três critérios dessa métrica. Ter esses fundos no portfólio de gestor é bem interessante para as futuras negociações.

ETFs sustentáveis

ETFs, também conhecidos como os fundos de índices, também se provam como bons investimentos sustentáveis. Eles são responsáveis por acompanhar e realizar a replicação dos principais resultados de indicadores presentes no mercado.

Títulos verdes

Por fim, é possível diversificar a carteira com investimentos sustentáveis em títulos verdes. Eles nada mais são do que uma forma de captar recursos e outras necessidades para projetos que tem como foco a questão social, ambiental e que seguem os critérios da ESG.

Como escolher um bom investimento sustentável?

Interessado em aplicar nos investimentos sustentáveis e obter bons resultados? Seguir todos os critérios ESG e compreender a natureza de cada negócio já é uma forma de entrar no caminho certo para esse tipo de investimento. Entretanto, há outros cuidados que são importantes ter na hora de escolher um bom tipo de investimento sustentável.

Primeiramente, reconhecer o seu objetivo financeiro é a base para seguir. Pois, é necessário saber por quanto tempo o dinheiro poderá ficar investido para render sem haver necessidade dele. Reconhecer o seu perfil de investidor e os possíveis riscos do negócio também é uma forma de garantir a colheita de bons frutos.

No geral, quando se reconhece o investimento e o seu perfil, basta avaliar os principais critérios (baseados no ESG e nos outros índices de investimentos sustentáveis) para saber como serão os resultados.

E que tal escolher a Radix Investimentos para um investimento sustentável de qualidade e excelência? Através de nossa empresa, você consegue rentabilidade acompanhada da sustentabilidade ao investir em títulos florestais que ajudam a recuperar toda a área desmatada da Amazônia. Venha fazer parte da nossa família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e atualizações sobre nossas iniciativas florestais e oportunidades de investimento sustentável.

Prometemos: nada de spam, apenas insights valiosos.

Social Media

POstagens populares

Categorias

POsts relacionados

Inscreva-se na lista de espera da nossa próxima oferta!

No momento não temos captações disponíveis para que você possa investir conosco, inscreva-se para ser avisado em primeira mão sobre as próximas oportunidades de investimento.

Fale com a Radix
Oi, tudo bem? Aqui é a Isadora da Radix🌿
Como posso te ajudar?