Quando falamos sobre investimentos, o que vem em mente são madeiras, ativos, títulos, ações e uma grande variedade de modalidades, mas investir em madeira sem dúvidas está bem abaixo na lista. A madeira é uma das matérias-primas mais antigas que existem e ainda hoje são essenciais para criar uma série de produtos que utilizamos rotineiramente.
Uma boa madeira, a chamada nobre, tem um alto valor de mercado e o melhor, perto do seu retorno financeiro, o seu custo de plantio e cultivo é baixíssimo. O que as torna ideais como um tipo de investimento. Você já ouviu falar sobre essa modalidade de negócio? Caso não, siga com a leitura para entender tudo sobre investir em madeira!
É fácil investir em madeira?
Este é sem dúvidas um dos tipos de investimentos mais lucrativos que existem. No entanto, é preciso colocar os pés no chão e tirar um pouco a cabeça das nuvens e se lembrar que nenhum investimento pode ser considerado “fácil”.
Existem desafios intrínsecos ao ato de investir em madeira, assim como há os desafios necessários ao investir em quaisquer outras ações ou títulos. No caso das madeiras esses riscos podem até ser considerados baixíssimos quando comparados com outros ativos, mas ainda assim existem.
E os desafios não se resumem apenas a riscos, mas também ao conhecimento necessário para investir nessa categoria de ativos. As madeiras existem em diversas espécies e tipos, e depende muito da região onde você deseja plantar e cultivar o seu produto.
Se você deseja uma espécie específica, é fundamental aprender tudo sobre ela, como se dá o seu cultivo, onde comprar ou alugar as porções de terra adequadas para o plantio e cuidar para não haver pragas. Outro ponto a ser considerado é que investir em madeira é um processo de longo prazo, com um retorno que pode demorar anos.
Esses são os desafios mais comuns para se investir em madeira. Não são os únicos, mas com certeza os mais comuns e preponderantes para este tipo de investimento. Mas é necessário reforçar: os desafios são inerentes a qualquer investimento. E quando comparado com outros tipos de ativos, as madeiras têm baixo risco e uma alta recompensa.
Em qual madeira investir?
E por falar nos desafios presentes nesse tipo de investimento, vamos para uma pergunta necessária: em que madeiras investir? Existem aproximadamente 9 mil espécies de árvores no mundo. Escolher uma delas é sem dúvidas um desafio.
Para começar a entender que tipo de madeira é a ideal para seus investimentos, conheça as duas principais categorias na qual investir: a madeira comum e a nobre. As diferenças entre as duas espécies devem ser decisivas para sua escolha.
A começar pela comum, é um tipo muito menos denso do que a considerada nobre, e também tem um valor de mercado inferior. Mas isso ainda não pode decidir o futuro dos seus investimentos, uma vez que por conta da sua baixa densidade essa madeira cresce muito mais rápido.
Por outro lado, as madeiras comuns são mais sensíveis ao ataque de pragas, fungos e insetos no geral. Seu cultivo requer mais atenção e preparo. Tudo isso dá as seguintes características para essa madeira quando se trata de investimentos:
- Rápido crescimento;
- Valor de mercado mais baixo;
- Madeira menos densa;
- Árvores mais frágeis.
Já a madeira nobre, em primeiro lugar, é mais densa e forte. Na maior parte das vezes têm cores mais bonitas e com mais brio, e por essas características seu valor de mercado é muito elevado.
Porém, por conta da sua densidade, seu crescimento é muito mais demorado. O mogno africano, uma das árvores nobres mais escolhidas como investimento, demora cerca de 15 anos para ficar em sua altura ideal para o corte.
Entretanto, é preciso salientar a resistência dessas árvores, em especial o mogno africano, que não sofre com facilidade com pragas e fungos. Das madeiras nobres podemos pontuar como características de investimentos:
- Crescimento lento — investimento a longo prazo;
- Valor de mercado muito alto;
- Madeiras densas;
- Árvores robustas e resistências.
Esses são os dois principais grupos nos quais você pode começar a investir em madeira. É preciso estudar bem qual dos dois escolher de acordo com suas necessidades e se basear certamente em seu perfil de investidor.
Quais os benefícios de investir em madeira?
E se você ainda não está convencido de que investir em madeira é um ótimo negócio, conheça os principais benefícios que esse tipo de investimento traz.
Confira!
Dinheiro rendendo
O que seria de um investimento sem o seu lucro? E claro que investir em madeira pode te trazer lucros incríveis. Já mencionamos e convém reforçar que esse é um dos tipos de ativos mais lucrativos que existem e as versões mais lucrativas são os investimentos em madeira nobre
Mas tome como exemplo o investimento em mogno africano, uma das madeiras nobres mais adequadas para o plantio brasileiro: para cada hectare plantado da árvore os lucros podem chegar a até R$ 1,5 milhão! Considerando que o valor inicial de investimento em um hectare de mogno africano é de 40 mil reais, a rentabilidade fica por volta de 1143%, ou seja, vale mesmo muito a pena.
Status sociais
Um investidor de sucesso está com tudo nos últimos tempos. Essa é a profissão do futuro, dos homens inteligentes e estratégicos.
No caso do investimento em madeira, esse é um diferencial social ainda mais relevante, distinto e exótico. E claro, muitíssimo inteligente. Investir em madeira ainda é bem desconhecido para o mercado e você sem dúvidas irá se destacar ao colocar seu dinheiro nesse ativo.
E não se preocupe com sua imagem, esse investimento é verde, e quando feito de maneira correta é sustentável e renovável.
Preservar o planeta
Como mencionamos acima, cultivar árvores, mesmo que seja para vender sua madeira, é perfeitamente sustentável.
Quando os cuidados são tomados, esse investimento não é apenas correto do ponto de
vista ético, mas também benéfico para a natureza. Pois assim que derrubar suas árvores, você sem dúvidas irá replantá-las e preparar o solo para receber mais uma floresta.
E enquanto as árvores estão de pé, elas auxiliam todo o meio ambiente, exercendo o seu papel para o equilíbrio do ecossistema.
Quanto é o necessário para investir em madeira?
Como comentamos, os custos iniciais de títulos de madeiras nobres podem ser um tanto elevados e a depender da região onde o investimento for realizado, esse valor pode alterar, em especial quando levamos condições adversas em consideração, mas não é preciso um alto valor para começar.
Entre essas condições estão: intempéries, pragas, necessidades do cultivo que não foram calculadas, entre outras intervenções. Mas fique tranquilo, em especial no caso das madeiras nobres, esse tipo de cuidado é muito menor.
E é de suma importância comentar que com a Radix é possível começar a investir em sustentabilidade a partir de R$ 750, valor que garante alta rentabilidade posteriormente e torna plenamente acessível a sua entrada neste mercado.
Vale a pena fazer esse investimento em 2023?
Esse é um investimento que segue muito vantajoso em 2023, sendo inclusive um dos ativos mais recomendados se você quer um lucro garantido nos próximos anos! É uma ótima forma de fazer um plano de negócios a longo prazo, até mesmo como um investimento previdenciário, assim sua aposentadoria será a mais próspera possível.
Não deixe de utilizar nossas dicas e considere investir em madeira. Esse é um dos ativos com melhores retornos e garantias de todo o mercado. Não deixe de fazer este que pode ser o maior e melhor investimento de sua vida!