O mogno africano tem se provado como uma madeira nobre que vale a pena investir, principalmente por se tratar de um investimento com duração de médio a longo prazo e com altos índices de rentabilidade e lucratividade. No geral, o investimento em madeira tem crescido muito com o passar dos anos.
A madeira é um material em abundância no cotidiano. É possível observar o seu uso dentro da construção civil, na confecção de diferentes tipos de artesanatos, móveis e objetos de rotina, como utensílios domésticos e gastronômicos. Com a manutenção desses recursos naturais, os investimentos sustentáveis se tornaram pauta na economia nos últimos anos.
Quando se trata de investimentos em madeira nobre, o Mogno Africano é o carro chefe, pois, assim como outros tipos dentro de sua categoria, a madeira apresenta uma maior resistência e durabilidade. Além de demonstrar um maior lucro no final do investimento. Com isso, é notável que há boas métricas de retorno por ano, garantindo segurança para o futuro.
De fato, o mogno africano é um investimento interessante a se considerar, uma vez que é possível diversificar bem sua carteira de ações com essa escolha sustentável e garantir a sua aposentadoria com essa aplicação de média a longo prazo. Já que o seu produto final apresenta um grande valor no mercado nacional e externo.
O que é o mogno africano?
No geral, o mogno africano nada mais é do que um nome comum ou, até mesmo, genérico para árvores que são do gênero Khaya, como a Khaya senegalensis e a Khaya grandifoliola ou ivorensis. Sendo essas últimas as mais cultivadas dentro dos investimentos sustentáveis em madeira. Atualmente, o mogno é considerado um dos melhores tipos de madeira nobre para se investir.
Porque, além de se tratar de um investimento de médio a longo prazo, que promove uma boa diversificação na carteira, seu produto apresenta um grande valor tanto no mercado europeu como no brasileiro. Devido ao seu elevado valor, é bem comum ver mais mognos africanos dominando as paisagens nacionais.
Nos ambientes florestais e rurais, o mogno africano é notável por conta do seu porte robusto e pela sua altura, que chega a até 50 metros. Além disso, a árvore também apresenta um caule sem nenhuma tortuosidade e sem nenhuma ramificação. Com sua casca bem grossa e espessa, sua resistência é nítida. Assim como a qualidade de sua madeira.
Há, ainda, uma característica que é bem vantajosa ao mogno africano: a árvore pode crescer bem em solos que tenham teores elevados de argila. Ou seja, sol, água e nutrientes são o suficiente para o seu desenvolvimento. É possível observar o seu alto valor devido as suas altas aplicabilidades, por exemplo:
- Confecção de mobílias;
- Acabamento em certos veículos;
- Confecção de peças e acessórios;
- Na construção de embarcações;
- Confecção de objetos em marcenaria, como caixas;
- Instrumentos musicais;
- Brinquedos;
- Instrumentos de precisão.
Por mais que o investimento sustentável em mogno africano esteja em crescente no mercado financeiro, não há motivos para preocupação. Segundo especialistas no cenário econômico, não há risco elevado da madeira nobre saturar o mercado exterior por mais que se observe esse aumento dos investimentos.
Vantagens
A estrutura do mogno africano é o que garante suas principais vantagens, tanto para o seu correto desenvolvimento, como quando se encontra como produto final para venda.
Graças a sua tolerância em solos mais argilosos, é possível observar também resistência em fases no qual o solo esteja mais seco. Além disso, apresenta grande resistência a fungos, bactérias e outras pragas.
Pelo fato do seu tronco apresentar um formato mais reto, é possível ter uma otimização no momento do corte, onde se evita a perda em excesso da madeira nobre. Por apresentar uma menor quantidade de galhos ou de ramos, é possível também que o mogno africano produza uma madeira que seja bem mais resistente e, até mesmo, homogênea.
Seu crescimento rápido também é outra vantagem, uma vez que, diante dos outros tipos de madeira nobre, sua formação leva de 13 a 15 anos para ser completa. Outras espécies podem levar até 30 anos para se desenvolver e gerar seu corte final.
Por fim, o seu preço estável é outro fator atrativo e vantajoso para os investimentos sustentáveis. De acordo com suas dimensões, o peso da madeira pode valer bastante para o mercado internacional, e gerar bons resultados para a sua carteira.
Por que investir em mogno africano?
Como se as vantagens do mogno africano já não fossem o suficiente para dar o pontapé em seu investimento sustentável, há outros bons motivos para que se invista nesse tipo de madeira nobre. A verdade é que essa madeira é uma das mais rentáveis no mercado atualmente, e com certeza é uma boa oportunidade para mantê-la como ativo em sua carteira.
Não só isso, como o plantio de mogno africano também ajuda no reflorestamento de áreas degradadas da Amazônia e, por consequência, ajuda na redução dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Em todo caso, vantagens para investir no plantio dessa madeira nobre não faltam, assim como outros motivos que justificam o investimento sustentável, por exemplo:
Necessidade de mogno africano no mercado brasileiro e internacional
Pelo fato da madeira de mogno africano ser muito valorizada e por apresentar uma beleza única na confecção dos mais variados objetos e móveis, há uma forte necessidade da madeira nobre nos mercados nacionais e internacionais. Pois, segundo dados, o Brasil se encontra em déficit e, para suprir, é necessário o plantio até 2030.
Sua alta resistência e durabilidade também a tornam uma matéria-prima de grande procura no mercado. Só isso, já aumenta o seu valor e a rentabilidade do investimento.
Vantagem de investimentos sustentáveis
Há uma grande vantagem em investimentos sustentáveis, principalmente no plantio de mogno africano, no que diz respeito ao seu retorno. Observa-se uma boa métrica ao passar dos anos, oferecendo uma excelente oportunidade de negócio para quem deseja um investimento de médio a longo prazo.
Lucro alto
Com todos os cuidados necessários para o crescimento do mogno africano, a madeira nobre pode se tornar bem valiosa e garantir uma alta lucratividade ao ano.
Qual é o retorno financeiro do mogno africano?
É claro que há vários fatores que determinam a taxa de lucro desse investimento sustentável. O retorno financeiro do mogno africano depende de diversos fatores, como os cuidados para a árvore ter o seu devido crescimento e desenvolvimento no tempo necessário.
Além disso, condições como a qualidade do solo, o relevo do terreno no qual foi plantado, o clima regional e, por fim, a distância entre os distribuidores e o mercado. As métricas de lucro e rentabilidade aumentam a cada ano que passa, assim como a taxa de retorno do mogno africano apresenta uma taxa de 18% ao ano.
Acha que o investimento sustentável no mogno africano combina com o seu perfil de investidor? Então, a Radix Investimentos pode te ajudar! Por meio de títulos florestais que ajudam a reflorestar toda a parte degradada da Amazônia, você pode investir e garantir rendimentos que podem ser fundamentais para o seu futuro.