Você já pensou em fazer um investimento que tem ótimos retornos, não somente financeiros, mas também sociais e ambientais? Com o mogno africano isso é possível e agora, cada vez mais fácil. Mas, será que isso vale a pena, o que podemos esperar do plantio de mogno africano para os próximos anos?
Como funciona o investimento em mogno africano?
O mogno africano é uma madeira nobre. Por isso, apresenta uma grande procura e tem um alto valor de mercado. Esse é o motivo pelo qual existe este investimento.
Com ele, os investidores compram os títulos que os tornam donos de parte de florestas de Mogno Africano. Isso é feito em uma modalidade de crowdfunding, ou seja, são muitas pessoas investindo um valor razoável, de modo que seja possível, para que qualquer um, começar investindo em torno de R$ 500.
Enquanto as árvores se desenvolvem, geram muitos ganhos sociais e ambientais, e, ao estarem prontas para comercialização, são vendidas e geram o retorno financeiro do investimento.
Como vai ser o plantio de mogno africano nos próximos anos?
Em 10 anos, o Brasil deve ter a maior floresta de mogno africano do mundo. Diversos plantios que estão sendo realizados no país devem superar a maior floresta atual, localizada na Austrália.
A floresta australiana tem 15.000 hectares, enquanto os projetos brasileiros devem gerar o plantio de mais de 24.000 hectares.
Existem diversos motivos pelos quais estes investimentos estão sendo feitos. Primeiramente, o clima. O Brasil possui um clima muito propício para o plantio destas árvores, ao mesmo tempo em que tem muito espaço para comportar as florestas. Por isso, nosso país tem condições privilegiadas para ser bem forte no mercado madeireiro.
E com cada vez mais produtores percebendo a importância e o potencial deste investimento, mais podemos esperar que o plantio de mogno africano cresça no Brasil. A região norte, em especial, é excelente para a plantação da árvore.
Originada em Senegal, na África, o cenário brasileiro apresenta condições climáticas extremamente favoráveis e a árvore se adaptou muito bem ao clima e ao solo brasileiro.
Estes indícios sugerem que, nos próximos anos, a plantação de mogno africano só tende a crescer.
A plantação acompanha o mercado
As reservas naturais de madeira do mundo estão declinando. Isso significa, que é necessário que haja uma demanda cada vez maior, por madeiras de maior qualidade, para suprir esta necessidade.
Com a combinação da alta procura no mercado por madeiras nobres e a posição favorável em que o Brasil se encontra para fazer a plantação, essa oportunidade de investimento se torna extremamente vantajosa para quem busca diversificar a carteira, apostar no longo prazo e ainda trazer um impacto positivo no meio ambiente.
Diante de tantas queimadas, desmatamento e o problema do efeito estufa, a presença de árvores se torna ainda mais importante. Unir o retorno financeiro com a proteção ao meio ambiente resulta em um investimento que pode ser positivo para todos, sobre diversos pontos de vista.
1 comentário em “O que podemos esperar do plantio de mogno africano para os próximos anos?”
Gostaria de obter informações sobre esse investimento na plantação de mogno. Obrigada