Nos últimos anos, as questões ambientais têm sido intensamente discutidas e muito se fala a respeito de preservação das florestas, qualidade do ar e aquecimento global. Mas você sabe qual é exatamente a relação entre esses fatores e como um interfere nas ações do outro?
Entenda um pouco mais sobre essas questões tão importantes para o presente e o futuro do planeta.
O efeito do aquecimento global nas florestas
O aquecimento global é um fenômeno que tem como característica as alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, causado por emissões de gases capazes de intensificar o efeito estufa.
Os efeitos do aquecimento global no planeta envolvem vários aspectos e no caso das árvores e florestas, as consequências se dão pelo fato de o fenômeno provocar alteração do regime das chuvas, aumento da seca em determinadas regiões, tempestades, diminuição da biodiversidade, alterações nos ecossistemas, e perda de áreas férteis.
Além desses fatores já alarmantes, as estações do ano estão chegando fora de sua época, o que faz com que a vegetação e os solos sequem mais cedo.
Estudos apontam que se ocorrer de a temperatura do planeta subir entre 2 e 3ºC, 43% das florestas de todo o mundo estarão em risco, do mesmo modo que as espécies existentes nelas.
Os resultados do estudo indicam ainda que se esse aumento de temperatura ocorrer, 40% das florestas da Amazônia podem perder a sua vegetação nativa. Desse modo, a região irá se transformar em um ambiente parecido com o cerrado.
Relação entre florestas e qualidade do ar
A preocupação com a preservação das florestas se dá justamente pela sua importância para a qualidade de vida da humanidade, que precisa essencialmente de um ar saudável para sobreviver.
Uma pesquisa foi realizada no Reino Unido pela Universidade Lancaster e os resultados mostram o quão essencial as árvores são para conter a poluição do ar.
Segundo os estudos, as superfícies das árvores conseguem absorver mais da metade do material particulado, que é prejudicial aos pulmões. Já as folhas agem como filtros que absorvem os gases poluentes.
Para o estudo, vários exames foram feitos através de um microscópio eletrônico, que confirmou a ação das folhas na retenção de grande parte das partículas de poluição emitidas pela queima de combustíveis e pelo desgaste dos freios no trânsito.
A pesquisa comprovou ainda que as árvores podem eliminar metais presentes no ar contaminado, como o chumbo e o ferro.
Importância das florestas para o planeta
As florestas cobrem 30% da superfície terrestre e armazenam dois quintos do carbono dos ecossistemas de toda a terra e por esse motivo são consideradas “os pulmões do mundo”. Seu papel é manter o equilíbrio ecológico do planeta e melhorar a qualidade de vida dos seres vivos.
Mas, infelizmente, no ponto em que chegamos, para absorver a quantidade de carbono (CO2) que os seres humanos emitem na atmosfera e que são os responsáveis pelo efeito estufa, seria preciso que cada pessoa plantasse em média 1000 árvores por ano.
1 comentário em “Qual a relação florestas, aquecimento global e qualidade do ar?”
Pingback: Mas afinal, para que fim comercial é usado o Mogno Africano? – Radix Investimentos Florestais