Investimento Florestal Radix

Como Escolher os Melhores Investimentos Sustentáveis

Como Escolher os Melhores Investimentos Sustentáveis

Se você quer diversificar sua carteira de investimentos, deve conhecer os melhores investimentos sustentáveis. Principalmente, porque empresas do mundo inteiro criam mais consciência social e ambiental, guiando o mundo financeiro a seguir pelo mesmo caminho, sem perder a perspectiva do lucro.

Os investimentos responsáveis adotam medidas sociais e ambientais para ajudar o mundo e a sociedade. Portanto, é uma forma de amenizar as perdas do meio ambiente e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro com isso.

Como funcionam os investimentos sustentáveis?

Os investimentos sustentáveis nada mais são do que investimentos financeiros em que é possível fazer renda, como todo investimento, com a diferença de que se trata de incentivar negócios e empresas com uma profunda consciência ambiental.

Ou seja, esses investimentos injetam recursos financeiros em empresas alinhadas em fazer do mundo um lugar mais verde e crescer financeiramente, ao mesmo tempo que promovem ações sustentáveis e ecologicamente corretas.

Esses investimentos já existem aos montes no mercado internacional, conhecidos como ESG (Environmental Social Governance) ou Ambiental Social e Governança. No Brasil a sigla ASG também é utilizada para descrever essas empresas, que são tanto ecologicamente corretas, como também socialmente engajadas em trazerem pautas que agreguem à sociedade mais valores benéficos a todos.

Os melhores investimentos sustentáveis são aqueles preocupados em tratar o mundo como nossa casa e se preocupam com temas, como:

  • Uso de recursos naturais e renováveis em sua produção;
  • Descarte de lixo de maneira adequada;
  • Uso de material reciclável e ecologicamente correto;
  • Não emissão de gases poluentes;
  • Utilização consciente de água e energia;
  • Gestão com resíduos;
  • Políticas contra queimadas e desmatamentos;
  • Criação de campanhas em pró da pauta ambiental.

Todo bom investimento sustentável trata esses assuntos com seriedade e se empenha em integrá-los em seus processos.

A bolsa de ações brasileira, B3, planeja investir, em 2023, em novas regras que evidenciem empresas com políticas ASG, incluindo investimentos sustentáveis. Essa tomada de posição da bolsa brasileira já começou em 2022 quando lançaram o documento Sustentabilidade e Gestão ASG nas Empresas, que evidencia e dissemina práticas consideradas sustentáveis e socialmente relevantes.

Sobre a Importância dos Investimentos Sustentáveis

É preciso entender que a sustentabilidade não é apenas mais uma pauta para se engajar, é uma necessidade urgente. Afinal, as mudanças climáticas, bem como o aquecimento global são um fato, como mostram danos irrefutáveis de derretimento de calotas polares em locais como Alasca e Groelândia.

Políticas públicas, produções de empresas privadas e até mesmo práticas da população que agridem o meio ambiente estão destruindo o planeta em que vivemos a um ponto crítico. A poluição nos oceanos e no solo são tão prejudiciais que aos poucos envenenam nosso alimento, o tornam menos nutritivo ou impróprio para o consumo.

Sobre a Importância dos Investimentos Sustentáveis
Fonte/Reprodução: original

Além disso, há uma constante preocupação com a necessidade de encontrar uma fonte de energia limpa e renovável para que nosso futuro ao lado da tecnologia continue no mesmo ritmo que está hoje.

E por fim, há a necessidade de cuidar de nossas florestas, medida essencial para o controle do clima e para a qualidade do ar. Todas essas pautas sustentáveis são muito mais do que teorias, são necessidades reais que o mundo todo compartilha e deve garantir para o futuro da humanidade.

Como escolher os melhores investimentos sustentáveis?

Os melhores investimentos sustentáveis são aqueles que equilibram o cuidado com o meio ambiente e o colocam como norte para sua produção, ao mesmo tempo, em que conseguem retornar o dinheiro investido. Este deve ser o primeiro critério de sua escolha.

Uma missão que pode ser difícil, mas ainda assim possível, e há um enorme mérito nas empresas que fazem desta a sua meta. O investimento sustentável pode ser bastante rentável e empresas focadas nesse mercado podem render muito.

Faça uma análise desses investimentos da perspectiva do investidor, buscando aqueles que se destacam em seu retorno. Veja também se são investimentos de longo ou curto prazo para conseguir se programar, e não deixe de se atentar a práticas sustentáveis a que empresa está engajada, e que tipo de fiscalização é usada para apurar esses resultados. Realizando essas considerações, sua escolha será muito mais consciente.

Se você ainda não está convencido de como este mercado está crescendo, a pesquisa do instituto Akatu mostrou que o público consumidor não se trata apenas de pessoas ambientalmente engajadas há anos. Há um mercado “iniciante” com um novo público interessado na pauta verde está se formando, e cresceu de 32% para 38% em 2018.

Desses 38%, a pesquisa aponta que mais de 50% pertence à classe A e B, indivíduos com renda mensal em torno de R$ 5,4 mil até R$ 23 mil, ou seja, com alto poder de compra. Isso prova a força que esse mercado tem, e as possibilidades que ele pode explorar!

E além de uma governança sustentável, oferecer produtos que sejam ecologicamente corretos também é muito vantajoso e lucrativo. Para se ter uma ideia, 70% dos brasileiros assumem que não se importam em pagar mais caro por produtos que sejam sustentáveis.

Os melhores investimentos sustentáveis são aqueles que apresentam todas essas características acima, com governança ASG e práticas ecologicamente corretas em sua produção, integrando a pauta verde em todos os detalhes de sua atividade fim.

Tipos de investimentos

Conheça abaixo os melhores investimentos sustentáveis, ou seja, aqueles em que você pode investir e contribuir para um mundo melhor ao mesmo tempo que ganha dinheiro!

Tipos de investimentos
Fonte/Reprodução: original

Títulos verdes

Também conhecidos como Green Bonds, os títulos verdes são um tipo de renda fixa usado para financiar projetos sustentáveis com pautas ambientais. São formados principalmente por debêntures de empresas ESG, e neste tipo de investimento você pode “emprestar” dinheiro para a empresa e resgatá-lo posteriormente com lucro.

ETF

O Exchanged Traded Founds (ETF) ou Fundos de Investimentos, são formas de investir em conjuntos. Há ETFs direcionadas a pauta verde que combina empresas interessadas em se tornarem ecologicamente corretas e investidores que topam investir nesse mercado.

GreenTechs e Startups

Empresas que estejam começando no mercado com compromisso sustentável são ótimos investimentos. E a vantagem desse tipo de negócio é que geralmente a relação entre investidor e empresa é muito próxima, estreita, transparente e objetiva, além de muito lucrativa.

Ações

As ações são um dos melhores investimentos sustentáveis, por conta da sua variedade e possibilidades. Com ela você pode lucrar com a venda ou com o clássico pagamento dos dividendos anuais, busque em sua corretora por empresas que pratiquem a ASG e compre ações verdes.

Esses são os melhores investimentos sustentáveis aos quais você pode aderir. Invista em cada um deles para ter uma carteira de investimento sustentável e variada.

Como a Radix investimento pode ajudar?

A Radix Investimento é o maior expoente de investimento sustentável que você pode encontrar, por isso a empresa está totalmente apta para ajudá-lo a esverdear sua carteira.

A Radix, uma GreenTech 100% focada na pauta ambiental, é a maior entre os investimentos sustentáveis em todo o Brasil. Ela atua há anos no reflorestamento da floresta amazônica, criando títulos em quê qualquer um pode investir. Ao todo, a empresa já conseguiu movimentar mais de 5 milhões de reais para a pauta florestal.

E não pense que esse investimento não gera resultados financeiros. A Radix oferece investimentos com expectativa de até 16% ao ano, acima da inflação. Um dos mais rentáveis de todo o mercado, obtido através da venda de madeira de árvores plantadas e cuidadas de maneira consciente.

Além disso, as mais de 15 espécies de árvores plantadas tornam o ambiente menos propício ao ataque de pragas e melhoram o ecossistema da região. O que traz mais rentabilidade para o seu investimento! Vale a pena investir na Radix e contribuir com o reflorestamento da floresta Amazônica enquanto ganha dinheiro.

Quais os critérios da ESG?

Como comentamos, os melhores investimentos sustentáveis são considerados ESG ou ASG. E os critérios que abarcam essa sigla são:

  • Ambiental: trata-se de toda a preocupação com as pautas ambientais, recursos renováveis, descarte de lixo e emissão de gases poluentes;
  • Social: demonstra preocupação com a sociedade e pautas relativas a ela, de raça, sexo e representatividade em cargos de destaque da empresa, e como a empresa lida com seus clientes e colaboradores;
  • Governança: prioriza um gerenciamento da empresa que seja eficaz, transparente, ético e que ouve seus colaboradores.
  • Esses são os critérios da ASG, e a forma como essa política muda empresas em todo o mundo!

Em suma, temos que cuidar de nossa saúde financeira, bem como da saúde do planeta, portanto unir as duas pautas em uma só é um ganho duplo. Portanto, agora que você conhece os melhores investimentos sustentáveis, está na hora de escolher um que faça jus a seus ideais e garantir ganhos financeiros enquanto cuida do planeta!

Quais os critérios da ESG
Fonte/Reprodução: original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

POstagens populares

Fique sempre atualizado!

Se inscreva em nossa newsletter para acompanhar novas atualizações

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categories

POsts relacionados

Fale com a Radix
Oi, tudo bem? Aqui é a Isadora da Radix🌿
Como posso te ajudar?