Investir em sustentabilidade deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade. Afinal, o aquecimento global, as possibilidades de extinção de milhares de espécies de fauna e de flora e os riscos sobre a saúde e sobre a qualidade de vida das pessoas são apenas algumas das diversas ameaças que o nosso planeta vem enfrentando em decorrência da ação humana.
Não é à toa que este assunto chama a atenção de pessoas, organizações e governos do mundo todo.
Mudança de postura
Diante das reais possibilidades de desastres ambientais — que vão desde os pequenos, de alcance local, até os gigantescos, que afetam a comunidade internacional — entidades públicas e privadas de vários países têm estimulado ações que garantam a sustentabilidade dos processos humanos.
Nesse sentido, a Educação Ambiental vem sendo valorizada, a fim de estimular a humanidade a adotar posturas que sejam mais harmônicas com o meio ambiente. Ao mesmo tempo, novas tecnologias de produção mais limpa estão sendo buscadas, da mesma forma que fontes de energia renováveis passaram a ser reconhecidas como meios para superarmos a grave situação na qual estamos inseridos.
Como resultado dessas transformações no comportamento humano, novos mercados estão surgindo. Hoje, por exemplo, são feitos sólidos investimentos no plantio de florestas para a produção de madeiras nobres. Com isso, as demandas por esse tipo de maneira podem ser supridas sem que as reservas naturais sejam destruídas.
Ao mesmo tempo que essas florestas geram ganhos para quem investe nesse tipo de plantio, elas garantem a preservação do meio natural,notório exemplo de desenvolvimento sustentável.
Sacríficos e benefícios
Quando pensamos em sustentabilidade ambiental, logo nos vem à mente a necessidade do esforço das pessoas e das organizações, como se esse esforço devesse significar, necessariamente, sacrifícios. Ocorre que a sustentabilidade também deve ser vista a partir da perspectiva do ganho de benefícios, que podem ser considerados, inclusive, pelo aspecto financeiro.
Por exemplo, uma empresa que adota processos produtivos mais limpos, e que utiliza as fontes de energia com maior eficiência, pode alcançar mais economia na produção, fazendo isso com ganho de qualidade e tendendo a obter maior lucro na atividade à qual se dedica.
Consumo consciente
Além de aumentar a própria capacidade produtiva, uma empresa pode receber outros benefícios quando investe em sustentabilidade. Por exemplo, pelo ponto de vista do marketing, com grande proveito, ela pode conectar à própria imagem a responsabilidade ambiental que assume, criando um valor de mercado que é muito valorizado pela sociedade atual.
Prova disso está no aumento no Brasil do Indicador de Consumo Consciente (ICC), que subiu de 69,3%, em 2015, para 72,7%, em 2016. O indicador desenvolvido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta para uma melhora nos hábitos de compra dos brasileiros, que caminham na direção do consumo sustentável.
De fato, ainda há bastante o que melhorar, mas os números deixam claro que a melhora está se processando. Você também tem feito parte de iniciativas que valorizam o desenvolvimento sustentável? Consuma conscientemente, valorizando produtos e serviços que gerem ganhos ambientais.
Investir em sustentabilidade
De fato, empresas e organizações de todos os portes podem investir de forma sustentável sem abrir mão do lucro. Aliás, é até possível aumentar a lucratividade a partir desses investimentos.
O mesmo raciocínio pode valer para o indivíduo que busca investimentos sustentáveis. Por exemplo, se você compra um móvel de madeira certificada que tenha alta qualidade, ao mesmo tempo em que garante a manutenção das reservas naturais, também adquire um produto que tem alta durabilidade e com ótimo valor de revenda.
Esse raciocínio pode se estendido ainda mais. Investindo na compra de papéis das empresas que atuam na promoção da sustentabilidade você também pode ganhar com a valorização dessas empresas no mercado.
É o ganha, ganha. Ganha a empresa que recebe os investimentos, ganha o investidor, ganha o meio ambiente.