Investimento Florestal Radix

Investir em madeira: vantagens e desvantagens

Investir em madeira é um grande destaque dentro do mercado de investimentos sustentáveis. Por isso, conheça todas as vantagens e desvantagens? Confira!
Investir em madeira vantagens e desvantagens

Investir em madeira pode parecer estranho, especialmente para os investidores novatos no mercado de ações. Entretanto, esse tipo de investimento sustentável pode se provar vantajoso, se formos parar para analisar seus benefícios e sua rentabilidade.

Sabe-se que, atualmente, a madeira é bastante utilizada na confecção de diferentes itens, sejam móveis como cabeceiras, cadeiras, mesas. Assim como vigas, objetos decorativos, instrumentos musicais, dentre inúmeros outros itens. Para isso, tanto a madeira comum como a nobre podem ser utilizadas para ser matéria-prima.

Devido a sua alta procura e ao fato dos investimentos sustentáveis estarem em alta, investir em madeira pode ser de grande vantagem para qualquer investidor do mercado de ações ou até mesmo para iniciantes. É possível obter uma boa rentabilidade, tanto no investimento em madeira comum como em madeira nobre.

Entretanto, para isso, é necessário compreender um pouco mais sobre como funcionam os investimentos sustentáveis e, especialmente, como é investir em madeira, assim como, suas principais vantagens e desvantagens.

O que é a madeira?

Antes de mais nada, a madeira é uma matéria-prima utilizada desde os primórdios da humanidade na confecção dos mais variados objetos e, até mesmo, de moradias e abrigos. A alta procura e a sustentabilidade nesses investimentos em madeira são fatores que motivam a procura pelas ações e incentivam investidores de todo o mundo.

O que é a madeira
Fonte/Reprodução: original

No geral, há dois tipos de madeira que podem ser alvo de investimentos promissores: a comum e a nobre, ambas com suas vantagens e desvantagens. Os principais tipos de madeira comum encontrados nessa área de investimento são a de Pinus, com origem na América do Norte, e a de Eucalipto.

Enquanto isso, a madeira nobre está disponível no Pau-Brasil, Acácia, Cedrinho, Peroba Rosa, Teca e o Mogno Africano, todas elas 100% nacionais! Geralmente, o investimento na madeira nobre é mais valorizado que os do tipo comum, além de ser bem mais rentável e lucrativo, mesmo que seja um investimento de médio a longo prazo.

Histórico da Madeira

A madeira é a matéria-prima mais conhecida pelo homem, presente desde o início da civilização como forma de construir:

  • Moradias;
  • Abrigos;
  • Armas para caçar e se defender em situações hostis;
  • Materiais para trabalho;
  • Utensílios para a casa.

E dentre inúmeras outras funções. Ela podia ser utilizada pura ou, então, junto de metais e outros materiais para a confecção dos objetos.

E, é claro, com a evolução da civilização, a madeira e seu uso também evoluíram. Na época das grandes embarcações, por exemplo, o material era utilizado como base para a construção das enormes caravelas e barcos que desbravaram o mundo. Não só isso, como foi bastante empregado na arquitetura e em obras de arte, incluindo as mais famosas.

Hoje em dia, é possível ver inúmeros objetos e itens decorativos do cotidiano que têm como matéria-prima a madeira. Com isso, nota-se a importância dela, não só no nosso dia a dia como em toda a história mundial, não é mesmo? Isso, já valoriza e torna o investimento em madeira um método rentável e lucrativo.

Entretanto, todo investimento apresenta vantagens e desvantagens, e investir em madeira comum e nobre não seria diferente. Por isso, saiba com detalhes sobre esses aspectos:

Vantagens da madeira comum

A madeira comum é bem inferior a nobre em determinados aspectos, entretanto, apresentam vantagens consideráveis na hora de investir, por exemplo:

  • Crescimento rápido;
  • Resistência em baixas temperaturas e a falta de umidade, no caso da Pinus;
  • Menor custo;
  • Representam maior possibilidade de volume de investimento, ou seja, quanto mais títulos, mais áreas plantadas;
  • Podem ser utilizadas nas mais variadas áreas.

Entretanto, suas desvantagens podem ser bem inconvenientes para quem deseja investir em madeira comum. Ela dura bem menos do que a madeira nobre, além de ser mais suscetível ao apodrecimento em ambientes de grande umidade e por ter uma menor resistência contra a ação de bactérias e de fungos. Por fim, apresenta menor valor de mercado.

Vantagens da madeira nobre

Investir em madeira nobre está popular no Brasil, afinal, ela se destaca da comum e suas vantagens são bem superiores. Mais lucrativo e valorizado no cenário nacional, a madeira nobre — especialmente o Magno Africano — ganha destaque na atual categoria de investimento sustentável.

Além de ser mais resistente do que a madeira comum, o tipo nobre se destaca por outras vantagens e características, como:

  • Alta durabilidade;
  • Maior resistência a umidade;
  • Beleza, não precisando de nenhum polimento ou acabamento em sua superfície;
  • Resistente contra pragas, fungos e bactérias;
  • Maior lucratividade e valor no mercado.

Porém, assim como a comum, ela também apresenta suas desvantagens, mesmo que sejam mínimas. Ela é mais pesada para carregamentos do que outros tipos, assim como também é menos maleável (ou seja, possui uma menor aplicabilidade), com maior dificuldade para ser tingida.

Por fim, parece incomum, mas certas espécies de árvores que dão madeira nobre podem apresentar uma espécie de “pelos” em sua superfície, prejudicando o seu lixamento. O Ipê, Mogno Africano e Brasileiro são exemplos de espécies de madeira nobre.

Quais são as vantagens de se investir em madeira?

Investir em madeira é vantajoso, especialmente pela natureza do investimento e pela sua duração. Por se tratar de um investimento sustentável, já se prova como algo que se pensa não só no meio ambiente, como nas questões sociais, em geral. O que já garante um retorno positivo para a sociedade e para o ambiente.

Além disso, se trata de um investimento de médio a longo prazo, especialmente no que se fala em investir em madeira nobre e pode levar de 6 até 8 anos para gerar resultados. Entretanto, a rentabilidade e o retorno financeiro do investimento é bem alto e se torna bem positivo, quando se para e analisa a situação.

Qual a diferença entre investir em madeira comum e nobre?

Investir em madeira é uma forma de investimento sustentável bastante rentável e lucrativo. No entanto, há claras diferenças entre investir na madeira comum e na madeira nobre. Tudo isso reflete diretamente nas vantagens e desvantagens de ambos os tipos.

Por mais que a madeira comum possa apresentar um leque de aplicações após o seu devido tratamento, tenha baixo custo e rápido crescimento, não apresenta tanta lucratividade e ganhos ambientais quanto investir em madeira nobre. Quando comparamos, por exemplo, o valor do Mogno Africano por metro cúbico, vemos o quanto é superior ao valor de uma madeira comum como o Eucalipto.

Qual a diferença entre investir em madeira comum e nobre
Fonte/Reprodução: original

O tempo de crescimento da madeira nobre pode ser mais longo que o da comum, o que torna esse um investimento de médio a longo prazo, entretanto, os resultados são melhores e mais rentáveis.

A melhor forma de se investir em madeira nobre está no reflorestamento, ou seja, através dos investimentos sustentáveis, onde é possível recuperar as áreas desmatadas da Amazônia e garantir lucratividade com isso.

Por que investir com a Radix?

Trazendo economia 4.0, tecnologia e florestas plantadas, a Radix Investimentos é uma excelente oportunidade para investir em madeira nobre e ter um investimento sustentável na carteira de ações! Os módulos florestais plantados pela empresa ajudam a renovar as áreas degradadas da Amazônia e combatem o seu desmatamento.

Enquanto você investe com a Radix, o seu Mogno Africano ajuda o meio ambiente ao mesmo tempo que você garante uma boa rentabilidade com a madeira nobre. Assim que a madeira é comercializada, todo o investimento é retornado para você, com excelentes resultados.

Então, interessado em começar a investir em madeira nobre? Para isso, a Radix Investimentos oferece as melhores condições e opções para você iniciar dentro do mercado de investimentos sustentáveis. Entre em nossa página e confira como fazer!

Por que investir com a Radix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

POstagens populares

Fique sempre atualizado!

Se inscreva em nossa newsletter para acompanhar novas atualizações

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categories

POsts relacionados

Fale com a Radix
Oi, tudo bem? Aqui é a Isadora da Radix🌿
Como posso te ajudar?